top of page
10dobras-baileia.jpeg

10dobras

ESPETÁCULO-OFICINA COM PESSOAS DOS 0 AOS 3 ANOS 

​​

O olhar distraído deixa-se perder num pé, numa dobrinha entre a perna e o tornozelo, no chão e suas texturas. Nasce uma dança, uma mão toca a outra, a voz balbucia um som e espanto-me com aquilo que sai da minha boca boca. Talvez, sejam garatujas sonoras. Depois de muitos sons nasce uma palavra, mas de tão tímida, esconde-se outra vez dentro do próprio corpo. Outros sons aparecem e lá está: a palavra retorna na ponta da língua, cheia de novos contornos… Nasce uma música.

São dez pequeninas dobras, dez poemas em som e movimento que convidam as pessoas de 0 a 3 anos, suas famílias e amigos, num mergulho por dentro do próprio corpo. A palavra pode nascer do gesto que nasce de uma dobra. Na medida em que o corpo se desdobra, a palavra transforma-se em música, em poemas, em movimento. Os artistas-educadores Clara Bevilaqua e Gui Calegari convidam as famílias a embarcar nesta descoberta, experimentar no corpo as atmosferas das palavras que transformam-se em música, das dobras do corpo que encontram a dança. 

 

Uma Oficina-Performance, uma experiência imersiva no corpo e no som, compartilhada entre artistas, bebés e suas famílias.

©ana carrusca.jpg

10 dobras
dez poemas no corpo
que abrem a poesia do gesto e do som

10dobras nasce da experiência de quase uma década dos artistas criadores no estar-com pessoas dos 0 aos 3 anos: em ambientes escolares, espaços culturais e espaços do cotidiano de quem dedica a vida a acompanhar corpos que estão a crescer. Nesse caminho, dois espetáculos-instalações destacam-se: "Conversas de Corpo” encenado por Fernanda Bevilaqua e “Junto” criado pelo Coletivo Lagoa. Em ambos, os artistas viveram a cena e a criação desde o princípio, na construção de uma linguagem própria que valoriza a proximidade dos corpos grandes e pequenos, público e atores na construção coletiva de um acontecimento.

10dobras é um desdobrar dessa experiência no corpo, num convite de proximidade, que partilha e convida à criação coletiva de momentos únicos.

FICHA ARTÍSTICA

Criação e performance: Clara Bevilaqua e Guilherme Calegari
Produção:  Baileia

Apoio a produção: Lysandra Domingues

Criação sonora: Gui Calegari

Apoio à criação: cem-centro em movimento

Música - Dança - Performance

Duração: 50min

Para Todos

Espaço interno / intimista

Still005.jpg

Historial

  • CUCU - Festival de Artes para Primeira Infância. Lisboa, 2021

  • Festival Passa a Palavra - Festa dos ofícios de Narrar. Oeiras, 2021.

  • Casa - Laboratório de Atividades Criativas. Cascais, 2022.

  • Biblioteca Municipal de Algés, 2022.

  • Feira do livro de Évora, 2023.

  • Avenidas - um teatro em cada bairro. Lisboa, 2024.

  • Teatro Aveirense - Aveiro, 2024

bottom of page