©Ana Viotti_19 SET-34.jpg

Concertos destinados a infância, pelo musico e arte educador Gui Calegari

A série de Concertos Miúdos nasce do desejo de compartilhar em forma de cena, a pesquisa do cantautor Gui Calegari, sobre músicas para a infância de artistas sul americanos e portugueses. Cada concerto tem um imaginário envolvido e com ele aparecem canções e histórias que nos convidam a ouvir, cantar e dançar.

Cada concerto temático apresenta canções criadas especialmente para a infância e não só: parlendas, hai-kais, poemas e canções da literatura musical brasileira e portuguesa dão um tom especial a cada repertório, em que pessoas de todas as idades estão convidadas a viver essa aventura musical.

Música de brincar

©Ana Viotti_19 SET-7.jpg

 Músico:

Guilherme Calegari

Sapateadora:

Clara Bevilaqua

 

Duração: 50 minutos
 

Público alvo: Crianças e famílias de todas as idades 

Música de Brincar é um concerto miúdo. Nasce a partir do estado brincante com o corpo, o som e o movimento. Dedicado a pessoas que gostam de brincar: sejam elas miúdas ou graúdas. É no palco, em presença performática, que o músico “one man band” convida a criação de sons, danças e viagens por imaginários musicais, únicos e diversos.

 

No palco e na brincadeira tudo é possível: O músico-cantor transforma-se em narrador e em bicho. Transita entre ser performer e brincante, que convida a plateia a explorar a diversidade sonora de cada música autoral, e ainda, re-cria velhas canções tradicionais conhecidas pela história das infâncias.

 

Em cena, Gui Calegari explora sonoridades de diferentes instrumentos, em loops, voz e  corpo. Muitas das canções apresentadas, nasceram do contato e proximidade com as crianças em sessões de música. Resultado de uma investigação artístico-pedagógica do cantautor, onde a criação caminha lado a lado com a brincadeira, expressão e aprendizado musical. Outras canções, que completam o concerto, são parte do repertório de cancioneiros populares portugueses e brasileiros. 

 

Em sua trajetória de dez anos como educador musical, músico e performer, Gui Calegari busca em cena, a relação como meio de expressão. Música de Brincar é um concerto que traz às famílias músicas de qualidade, com diversidade rítmica e timbrística, na presença do artista-educador, que se expressa musicalmente, em relação e em brincadeiras sonoras. 

Algumas canções deste concerto estão a ser gravadas e farão parte do CD "Música de Brincar" de Gui Calegari, com lançamento previsto para junho 2022. 

Músicas de Monstros que não Metem Medo em Miúdos
mu%CC%81sicas-de-monstro_edited.jpg

Esse concerto existe porque monstros existem!

Há quem acredite neles, há quem não. Uns afirmam que existem, (mas nunca os viram!), outros dizem que os inventamos, então são só frutos da imaginação! 

 

Canções que falam de feras, monstros, medos, e de como essas criaturas podem não meter medo em ninguém!

 Músico:

Guilherme Calegari

 

Duração: 50 minutos
 

Público alvo: Crianças e famílias de todas as idades 

Músicas de Brincar - Línguas daqui, Línguas de lá.
com Gui Calegari e Elena La Conte
IMG_20210605_161146_820.jpg

Música de Brincar é um concerto miúdo que nasce a partir do estado brincante com o corpo, o som e o movimento. Dedicado às pessoas que gostam de brincar: miúdas ou graúdas. 

Gui Calegari convida Elena La Conte para brincar com os sons - da flauta, da voz e do corpo, em canções vindas de vários lugares.

Um momento para despertar brincadeiras por imaginários sonoros diversos, enquanto exploram sonoridades de instrumentos variados.

 

Brincar com músicas em diferentes línguas - daqui, de lá…

De lá? De onde? De muitos cantos do planeta.

Artistas:

Elena La Conte
Gui Calegari

 

Duração: 50 minutos
 

Público alvo: Crianças e famílias de todas as idades 

Mini concerto Música de Brincar. - Para escolas.
com Gui Calegari e Clara Bevilaqua
IMG_1148_edited.jpg

O Concerto é mini pois o espaço é mínimo, de proximidade.

 

A proposta é encher de música e brincadeiras sonoras um espaço afetivo das crianças - a sala de aula - pois este concerto-brincadeira convida as crianças a criarem connosco, e queremos toda gente confortável para dar asas à imaginação!

As canções do Gui já convidam ao brincar por meio da palavra e dos sons, e a dança da Clara a brincar com o corpo e com coisas - que pode ir de um capacete ao sapateado.

Um concerto brincante e intimista, feito com instrumentos acústicos, objetos sonoros, danças e diversões.

Artistas:

Clara Bevilaqua
Gui Calegari

 

Duração: 45 minutos
 

Público alvo:   Creche,  pré escola, Jardim de Infância