top of page
Conversas de Corpo - Baileia

Conversas de Corpo

ESPETÁCULO-INSTALAÇÃO COM PESSOAS DOS 0 AOS 3 ANOS 

​​

Espetáculo-instalação para e com pessoas dos 0 aos 3 anos, suas famílias e amigos. Criado numa relação direta com o público, é um acontecimento aberto permeável ao encontro no qual os gestos da dança contagiam os corpos das crianças e de quem as acompanha, gerando um momento único de conexão entre todos. Ao longo de 45 minutos acompanhamos o encontro entre dois seres e as suas ressonâncias no tempo, no espaço e em nós próprios. Neste lugar não há hierarquias entre quem dança e quem acompanha, há um fazer-acontecer em conjunto. O chão é coberto por diferentes texturas: papéis, cortiça e tecidos. Instrumentos musicais fazem parte desta viagem. Aqui é possível uma multitude de interações: correr, gritar, agarrar, largar, cantar, bater palmas, desenhar, enrolar, desenrolar, saltar, cair, levantar, arquitetar, mergulhar, dobrar. É uma conversa entre corpos que se completa no momento do encontro entre todos nós.

Conversas de Corpo - Baileia

Criado em 2014 em Uberlândia-Minas Gerais. Encenado por Fernanda Bevilaqua, esta criação deu origem a Baileia, no encontro entre Clara Bevilaqua e Gui Calegari. Realizaram-se vinte apresentações no Brasil, com apoio da Uai Q Dança Cia, Palco de Arte, SESC-MG e uma internacio- nalização apoiada pelo Ministério da Cultura do Brasil, para apresentação em Lisboa em 2015.

Este espetáculo ancora a linguagem artística e filosofia de trabalho da Baileia. Em co-produção do Teatro da Trindade-INATEL e o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, realizou-se três meses de temporada. Durante as setenta e duas sessões com a casa cheia, percebemos a relevância que há em um espetáculo com qualidade artística, dedica- do à primeira infância e sua importância na construção de públicos de futuro.

Sua trajetória representa uma criação que se mantém viva, relevante e sustentável. Nessa década de carreira de espetáculo, acontece o amadurecimento e consistência que o espetáculo tem atualmente. Em tempos de pouco horizonte de longevidade das criações em arte, é de extrema importância considerar uma década de resistência. Em 2025 recebe apoio da DGARTES - República Portuguesa a Internacionalização em comemoração de 10 anos de Conversas de Corpo.

Uma peça destinada a todos os públicos, que inclui as especificidades de pessoas nos primeiros anos de vida, vai ao encontro de uma lacuna: A invisibilidade das crianças nos espaços de arte contemporânea é um obstáculo para a sociedade assumir a responsabilidade pelas infâncias. Criar espaços que permitam incluir a presença de pessoas nos primeiros anos de vida, contribui diretamente para a ampliação e diversidade de corpos, de acessibilidades físicas, social e intelectual e multiplica as formas de sentir, viver as criações artísticas.

FICHA ARTÍSTICA

Bailarinos: Clara Bevilaqua e Gui Calegari

Direção: Fernanda Bevilaqua
Produção: Lysandra Domingues | Baileia
Desenho de luz: Sérgio Moreira

Acompanhamento artístico: Mariana Lemos

Apoio a produção e Difusão: Coletivo Lagoa

Apoio à criação: Uai Q Dança CIA
Apoio: c.e.m - centro em movimento e Coletivo Lagoa (Afará)

Conversas de Corpo - Baileia

Historial

  • Teatro das Figuras - Faro (abril 2017)

  • TeatroVirginia -Torres Novas (maio 2017)

  • Teatro da Trindade - Lisboa (Janeiro a Março 2018)

  • Teatro Aveirense - Aveiro (Fevereiro 2019)

  • CAE Sever do Vouga (Fevereiro 2019)

  • Cine Teatro Curvo-Semedo - Montemor O Novo (Março 2020)

  • Centro Cultural Vila Flor - Guimarães (Janeiro 2023)

  • CCC Caldas da Rainha (Junho 2023)

  • Tons da Terra - Setúbal (2024)

  • Academia de Música e Belas Artes Luisa Todi - Setúbal (2025)

bottom of page