Amigas da

Baileia

degrade.png
  • Facebook baileia
  • Instagram Baileia

*uma criação do Coletivo Lagoa

JUNTO é um espetáculo, uma instalação e um encontro que acolhe, aconchega e nutre de forma próxima as famílias, os amigos, o teatro e as escolas de crianças e bebés dos 0 aos 3 anos. Neste encontro ouvem-se sons e instrumentos que se transformam em brinquedos, gestos e danças que envolvem e ampliam o imaginário. Em cena, estão algumas texturas que possibilitam uma experiência sensorial e convidam a adentrar o palco-cenário-lugar deste encontro de forma ativa. Quem sabe se uma dança desacelera o tempo ou a música que se ouve atrás dos ouvidos? Este trabalho é um convite para estarmos lado-a-lado a criar com alegria e ternura. Abrimos a nossa mochila e está tudo ali. Vai e vem connosco por onde quisermos ir.

Estavam dois amigos lado-a-lado. Duas tartarugas que não se desgrudavam. Passavam os dias e as noites e estavam sempre juntinhas. O espaço à volta era pequenino, um lugar quentinho e aconchegado como a barriga da mãe. Aqui nesse mundo cabemos todos, pequenos e grandes. Parece que entramos numa floresta, muitos pássaros a cantar, o som do vento, da água a cair e a escuta do silêncio. Um dia, uma mão curiosa abre a casa e puf! Aparece um mundo, um mar, uma folha de papel gigante, que se vai desenrolando e desenrugando, aproximando e afastando até passar de teto a chão. Há também barquinhos de papel que cabem na palma da mão. Desejos de colo, de abraços e de carregar o mundo, a casa, os sonhos e o amigo às costas. Abrir, partilhar, oferecer, convidar, esperar, escutar… e ainda muito mais por descobrir…

Ficha técnica

Encenação e criação: Mariana Lemos

Criação e performance: Clara Bevilaqua e Guilherme Calegari

Produção e serviço educativo: Lysandra Domingues

Criação sonora: Pedro Boléo Rodrigues e Coletivo Lagoa

Desenho de luz: Sérgio Moreira

Figurino: Rita Gonzaga Gaspar

Confecção dos figurinos e adereços com apoio do Atelier Maria Gonzaga

Cenografia: Baileia - arte e infâncias

Vídeo, fotografia e instalação-móbile: Catherine Boutaud

Captação e edição: Rui Santos

Músicos: Francesco Valente, Pedro Boléo Rodrigues

Estúdio de gravação: Pimenta Preta

 

Apoio à criação:

cem-centro em movimento.

Apoio: Fundação GDA

Residências artísticas: CNB/Estúdios Victor Córdon, UAI Q DANÇA/Brasil.


 

Agradecimentos:

Sofia Neuparth, Cristina Vilhena, Maria Gonzaga, Cláudia Hortêncio, Camila Soares, Joana Louçã, Gabriel Diab Raposo, Juana e Sofia Navarro, Salvador e Mona Camargo, Francisco e Dinis Fernandes, Lara e Bruno Moraes Cabral, Família Domingues Pereira, Renata Hardy,  as crianças e famílias que participam da Baileia.

 

Uma criação do Coletivo Lagoa em co-produção com o Teatro da Trindade/ Fundação Inatel