

*uma criação do Coletivo Lagoa
* clara e gui são os performers e a Baileia é responsável pela cenografia
JUNTO é um espetáculo, uma instalação e um encontro que acolhe, aconchega e nutre de forma próxima as famílias, os amigos, o teatro e as escolas de crianças e bebés dos 0 aos 3 anos. Neste encontro ouvem-se sons e instrumentos que se transformam em brinquedos, gestos e danças que envolvem e ampliam o imaginário. Em cena, estão algumas texturas que possibilitam uma experiência sensorial e convidam a adentrar o palco-cenário-lugar deste encontro de forma ativa. Quem sabe se uma dança desacelera o tempo ou a música que se ouve atrás dos ouvidos? Este trabalho é um convite para estarmos lado-a-lado a criar com alegria e ternura. Abrimos a nossa mochila e está tudo ali. Vai e vem connosco por onde quisermos ir.
Estavam dois amigos lado-a-lado. Duas tartarugas que não se desgrudavam. Passavam os dias e as noites e estavam sempre juntinhas. O espaço à volta era pequenino, um lugar quentinho e aconchegado como a barriga da mãe. Aqui nesse mundo cabemos todos, pequenos e grandes. Parece que entramos numa floresta, muitos pássaros a cantar, o som do vento, da água a cair e a escuta do silêncio. Um dia, uma mão curiosa abre a casa e puf! Aparece um mundo, um mar, uma folha de papel gigante, que se vai desenrolando e desenrugando, aproximando e afastando até passar de teto a chão. Há também barquinhos de papel que cabem na palma da mão. Desejos de colo, de abraços e de carregar o mundo, a casa, os sonhos e o amigo às costas. Abrir, partilhar, oferecer, convidar, esperar, escutar… e ainda muito mais por descobrir…
Ficha técnica
Encenação e criação: Mariana Lemos
Criação e performance: Clara Bevilaqua e Gui Calegari
Produção e serviço educativo: Lysandra Domingues
Criação sonora: Pedro Boléo Rodrigues e Coletivo Lagoa
Desenho de luz: Sérgio Moreira
Figurino: Rita Gonzaga Gaspar
Confecção dos figurinos e adereços com apoio do Atelier Maria Gonzaga
Cenografia: Baileia - arte e infâncias
Vídeo, fotografia e instalação-móbile: Catherine Boutaud
Captação e edição: Rui Santos
Músicos: Francesco Valente, Pedro Boléo Rodrigues
Estúdio de gravação: Pimenta Preta
Apoio à criação:
cem-centro em movimento.
Apoio: Fundação GDA
Residências artísticas: CNB/Estúdios Victor Córdon, UAI Q DANÇA/Brasil.
Agradecimentos:
Sofia Neuparth, Cristina Vilhena, Maria Gonzaga, Cláudia Hortêncio, Camila Soares, Joana Louçã, Gabriel Diab Raposo, Juana e Sofia Navarro, Salvador e Mona Camargo, Francisco e Dinis Fernandes, Lara e Bruno Moraes Cabral, Família Domingues Pereira, Renata Hardy, as crianças e famílias que participam da Baileia.
Uma criação do Coletivo Lagoa em co-produção com o Teatro da Trindade/ Fundação Inatel
Carreira do Espetáculo: Teatro da Trindade - Lisboa (dezembro 2018 a fevereiro 2019); CCA Águeda, CAE Sever do Vouga (junho 2019); Pombal - Cine-Teatro Pombal (novembro 2019); Jornada de Dança da Bahia - Salvador, Br (novembro 2019); Uai Q Dança - Uberlândia, Br (novembro 2019); Aveiro - Teatro Aveirense (fevereiro 2020)