O lápis de cera da BAILEIA ATELIER é um produto 100% artesanal.
Foi no espetáculo “Conversas de Corpo” que nasceu o sonho de criar com as próprias mãos um lápis de cera mais natural, ecológico e criativo para as crianças.
No fim do espetáculo-instalação entregamos para todas as famílias, lápis de cera, já nesta altura feitos por nós com lápis reciclados, para desenharem no chão todo coberto de papel. A curiosidade de cada família foi um impulso para criar algo novo. E se experimentássemos mais? Por que não criar o nosso próprio lápis de cera?
Como se faz um lápis de cera? O que é preciso para dar consistência, pigmentação e um ótimo deslizar? Podemos usar só matérias primas naturais? O pigmento pode ser obtido de plantas, alimentos e minerais?
E o formato? Por que um lápis de cera tem que ser sempre do mesmo formato? Como pode ser anatômico e que dê suporte para um bom encaixe na mão de uma criança, favorecendo o desenvolvimento motor?
O formato único deste objeto de arte, possibilita brincar, desenhar e experimentar sem limites a imaginação e fruição. O que nos torna especial é 70% de cera de abelha em sua composição e 30% de cera de carnaúba, ambas matérias selecionadas e naturais. É um produto nacional e sua principal matéria prima vem de um pequeno produtor de mel de Portugal, Sr. Vitor Claro.
Testamos, pesquisamos, erramos, acertamos… criamos. Foi um caminho longo, amoroso e cuidadoso para chegar até aqui.
Chegamos! E agora, contamos com vocês para dar continuidade a esta história e fazer com que estes lápis possam pintar e colorir muitos mundos!
foto: Yuji Kodato | conversas de corpo
Cera de abelha:
Nosso produto contém 70% de cera de abelha, destacando-se de outros produtos similares.
Para nós era importante oferecer uma cera de qualidade e para isso fomos procurar apicultures locais. Com muita alegria encontramos o Sr. Vitor Claro da CLARO’s APICULTURA.
Cera de Carnaúba:
Vinda de uma Palmeira Copernicia prunifera, oriunda do Brasil, a cera de carnaúba é importantíssima para trazer rigidez ao lápis de cera e um deslizar mais fluído ao traço.
Pigmentos:
Os pigmentos utilizados são minerais e sintéticos, próprios para materiais artísticos. Após realizar muitos testes com corantes naturais, oriundos de alimentos, não conseguimos alcançar um bom resultado tanto no traço como na pigmentação da cera.
composição: 70% cera de abelha, cera de carnaúba e pigmentos artísticos
É um produto livre de toxinas, mas, desaconselhamos a sua ingestão. Recomendamos a utilização para crianças maiores de 3 anos ou acompanhados de um adulto responsável.
Embalagens:
Nossas embalagens são artesanais feitas uma a uma com materiais selecionados. Temos duas opções:
caixa de madeira: design único e exclusivo criado por Gui Calegari e feito pelo mesmo em todas as etapas.
bee wrap: conhecido como uma alternativa ecológica e sustentável para o uso de plástico filme alimentício. Criamos um estojo de pano, feito a mão com tecido de algodão encerado (cera de abelha) e moldável a mão.
Tanto a caixa de madeira, como o bee wrap vem dentro de um saquinho de pano de algodão cru.